Há poucos dias falamos aqui da poluição marinha por plásticos.
E hoje, com o Dia Mundial do Albatroz recém comemorado no dia 19 de junho, quero retornar com a lembrança da utilização excessiva e do descarte indevido do plástico e seus derivados.
Os Albatrozes correm risco de extinção, devido principalmente, aos males e doenças causadas por estes resíduos encontrado nos oceanos, e pelos seus efeitos tóxicos; além de serem vítimas frequentes da captura acidental pela pesca industrial.
O Projeto Albatroz, localizado em Cabo Frio, trabalha pela conservação das espécies de albatrozes que se alimentam em águas brasileiras.
Projeto lindo e aves lindas!
Os albatrozes passam a maior parte da vida em alto-mar.
Se reproduzem em ilhas e viajam grandes distâncias para buscarem alimentos e temperaturas mais amenas durante o inverno.
Foi escolhido para representar essa campanha, o albatroz-de-sombrancelha-negra, o que está na foto e o mais comum em águas brasileiras.
Segundo Tatiana Neves, fundadora e coordenadora geral do Projeto Albatroz: “Toda a vida do planeta está interconectada. Quando falamos sobre combater a poluição por plástico para proteger os albatrozes, também estamos protegendo peixes, mamíferos, corais, microrganismos, plantas, e também a saúde humana. Juntos, com ações estratégicas, podemos mudar isso”.
Lembrando que os plásticos levam cerca de 500 anos para se decompor, só há um meio de evitar a poluição por esse material: não utilizá-lo!!!
Ou, em sendo necessário seu uso, e como realmente é; sempre fazer um descarte apropriado para este material, principalmente!
Toda mudança é fruto da consciência!
Abraços!
Clique aqui para ver o post no Instagram!
Amando todas as publicações sobre sustentabilidade, um tema muito importante para que possamos prosperar 🌎❤️